quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Astronomia Amadora, uma Ciência e tanto!

Afinal, o que é Astronomia Amadora? Como ela pode contribuir para a real comunidade cientifica? Bem, muitas pessoas acham que Astrônomo Amador só faz  "olhar estrelinhas" despretensiosamente nas horas vagas, porém esses malucos apaixonados pelo cosmos faz mais contribuições do que você imagina! Descubra nesta série do meu blog o que essa verdadeira equipe de cientistas de final de semana anda fazendo ao redor do mundo.

Observatório na casa de um Astrônomo Amador Japonês.
Fonte

#Foto do Amador - Pequenos Gigantes!

A imagem de hoje é para mostrar que até os menores telescópios amadores, nas mãos de uma pessoa talentosa, estudiosa e paciente, podem se tornar verdadeiros monstrinhos no quesito astrofotografia....
E são imagens que podem ser de grande valor científico, afinal é observando os eventos astronômicos que muito se descobre, até mesmo a olho nu!

Parabéns ao amigo do Cosmoforum Cleber_tos, da nossa querida Caruaru, que mostrou um registro da ocultação de Júpiter que tivemos no ultimo dia de natal.

O presente de natal que tivemos, Júpiter sendo ocultado pela lua! Que Espetáculo!
Fonte 
Bons Céus!


quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

#Nosso Sol - Ejeções da semana!

Na semana que passou (23/01), a Sonda SOHO captou uma enorme ejeção de massa coronal em nossa estrela favorita. Ejeções como essas são relativamente frequentes, e desta vez não estávamos no caminho das ondas de plasma e magnetismo que a seguem (E mesmo se estivéssemos, graças ao Senhor do Bonfim, nosso planeta tem um excelente escudo magnético, em breve postarei sobre). Para se ter uma noção se colocássemos o planeta terra nesta fotografia, ele seria do tamanho do ponto que separa os algarismos das horas... Como somos pequenos....

Imagem que compara o tamanho da terra a uma dessas ejeções!


Céus Limpos!

#Estrelas - Berçário de estrelas em Escorpião

Podemos ver nessa imagem maravilhosa feita no Observatório de La Silla no chile, esta que é a melhor imagem feita da nuvem Lupus 3, que dista a 600 anos-luz de nós, na constelação de Escorpião. Podemos ver na imagem, a nuvem negra se dissipando enquanto 2 jovens estrelas azuis, as quais ainda nem tem fusão nuclear em seu interior (como assim fusão nuclear!? Veja o link), estão quase completamente formadas, iluminando a "pequena" nebulosa de 5 anos-luz de extensão. Cientistas ao analisar estas novas imagens, chegaram a  conclusão que o Sol se originou em um "berçário" muito parecido com este, só que há 4 bilhões de anos atrás,eita Solzinho véio.

Fonte

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

[Fotos do Amador] Nebulosa de Orion!

Essa eu não poderia deixar de postar! Mais um Brazuca fazendo bonito na Astrofotografia! O Amigo Adriano Motta, deu um SHOW conseguindo uma das mais belas imagens da nebulosa de Orion que já vi, feita por um amador! Confira mais fotos dele em seu Flicker.
Que bela imagem desta verdadeira maternidade de estrelas!

http://www.flickr.com/photos/amottasilva/

Parabéns Adriano!

http://www.flickr.com/photos/amottasilva/

Céus Limpos!

#Curiosidade - "Audaciosamente indo onde nenhum macaco, jamais esteve..."

Basta abrir os jornais para ver que os EUA vive julgando o Irã, dizendo que eles possuem um programa nuclear, que pode ser perigoso, etc, etc, etc... Por sua vez, o Irã, sempre se defendeu, afirmando que todos os seus experimentos atômicos e de lançamento de foguetes é único e exclusivamente de cunho científico.

Polemicas a parte, o Irã lançou nesta segunda feira, 28 de Janeiro, um foguete com um macaco para fazer um voo sub-orbital (uma ideia um tanto quanto antiquada?). Felizmente a missão foi um sucesso, e o coitado do macaco chegou são e salvo no solo,  só ficou com uma cara de cagado tadinho. O Irã pretende mandar seu primeiro homem ao espaço, em 2020.


O "sortudo do macaco"...
Fonte
Bons Céus!

#Galáxias - Cidade: Via Láctea - Parte I

Se você teve uma infância no interior, como eu, ou teve a oportunidade de olhar para um céu realmente muito estrelado, creio que tenha visto uma enorme nuvem de estrelas e algumas manchas "cortando" o céu de cima a baixo. Certo dia, quando era uma criança, perguntei a meu avô (que hoje está lá em cima), um legítimo fazendeiro, ele me respondeu nesta simples frase: "Deve ser uma nuvem de estrela que aos poucos passa pelagente". Na realidade hoje que já estudei o que realmente é, não condeno a analogia dele... Está mais correta do que imaginava.

Parece uma montagem, mas basta ter um céu escuro o suficiente, que temos esta visão maravilhosa...
Fonte

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

[Foto do Dia] As sete irmãs

Um dos meus objetos favorito, as Pleiades. Mais conhecida como sete irmãs, esta se encontra na constelação de Touro, e é facilmente vista a olho nu como 7 pequeninas estrelinhas uma bem coladinha na outra. As Pleiades é um Aglomerado Estelar Aberto formado por estrelas muito jovens (aproximadamente 100 milhões de anos), azuis e quentes, podendo ser visto ainda em fotografias o que sobrou da nuvem de gás e partícula que a formou (leiam meu post sobre a formação de estrelas, que compreenderam o que é essa nuvem). 

As princesas de Touro, Pleiades.

Bons Céus!

domingo, 27 de janeiro de 2013

#Curiosidade - Treinando de cabeça pra baixo!!

Por conta da microgravidade, EXATO, no espaço tem gravidade sim! Afinal, como a Lua estaria em orbita da terra já que ela está no espaço!? (Em breve escreverei um post explicando como a gravidade funciona). Voltando ao vídeo, por conta da microgravidade, o corpo dos astronautas que passam 6 meses na ISS (Estação Espacial Internacional) perdem muita massa muscular e óssea, assim eles tem que fazer uma rotina de 4 horas de exercícios diários, desisti agora de ser astronauta, para não atrofiarem todo o seu corpo no período que estiver viajando trabalhando na estação.


Bons Céus!

sábado, 26 de janeiro de 2013

#Astropolitica - Telescópio Gigante! É DO BRASIL!! Só que não...

Galera esse ai é o projeto do ELT, Extremely Large Telescope, que será construído que será construído no Deserto do Atacama, Chile. Este será o maior telescópio óptico já construído, com um espelho de 40 metros de diâmetro (Olhe só na foto o tamanho dele em relação ao carro) quase 4 vezes maior do que o mais potente atualmente. Um fato interessante é que o Brasil, fez o compromisso com a ESO (Agencia Espacial Europeia) de que seria um dos maiores investidores do telescópio, afinal somos uma das maiores economias do mundo. Que LINDO! Que ORGULHO! Mas felicidade de pobre dura pouco....



sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Posso pegar carona em cauda de Cometa? - Parte I

Este são os corpos celestes mais falados com toda a certeza. Mas grande parte das pessoas não faz ideia do que é realmente um Cometa, ou pior, têm uma ideia completamente equivocada deles. Assim, você encontrará nesta série de posts, detalhes fascinantes do que são, como se originam e como morrem estes corpos, que com certeza é um dos mais misteriosos de todo o universo conhecido.

Cometa Hale Bopp, 1997
Fonte

#Planetas - Foto da aquarela de Júpiter

No ano de 1976 uma sonda americana chamada de Voyager 1, registrou um mosaico de 14 imagens, que após compilação, resultou nesta linda e nítida imagem de Júpiter, realmente parece computação gráfica.
Podemos ver todos os detalhes como a grande mancha vermelha (Um furacão gigante de 25000 km de comprimento, que possui ventos de mais de 600 km/h, assolando o planeta há centenas ou talvez milhares de anos. Isso se deve por que Júpiter não tem superfície como a terra, ele é todo feito de gás, então nada faz com que a energia do furacão dissipe, perdurando por tempo indeterminado), faixas equatoriais, pequenas manchas, etc!

Fonte: https://planetary.s3.amazonaws.com/assets/images/5-jupiter/20120906_jupiter_vgr1_global_caption_f840.png

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

#Foto do Amador - Imagem de Amador? Nem um POUCO!

Olhem só que imagem maravilhosa que o amigo Ronnie Clayton, astrônomo amador de Maringá, conseguiu do Sol. Ele utilizou de um telescópio Lunt LS35T, que é apropriado para observações solares (ATENÇÃO NUNCA OBSERVE O SOL COM TELESCÓPIOS CONVENCIONAIS). Esta foto só confirma a qualidade de imagem e ciência que os astrônomo amadores conseguem adquirir com seus equipamentos!
Parabéns Ronnie!


O que é ser Astrônomo Amador?

O que leva milhares de médicos, marceneiros, engenheiros, enfermeiros, empresários, economistas, estudantes, professores, etc... a mesmo depois de chegarem cansados após um longo dia de trabalho, apontar um telescópio para o céu no quintal de casa? Resumo a resposta em uma única palavra: PAIXÃO!


Fonte: http://www.experiencescottsdale.com/wp-content/uploads/2010/05/silouette.jpg

Conhecer sem saber!

Isaac Asimov, somente autor de mais de 500 livros e contos sobre Física, Astrofísica e Ficção-Científica (Classicos como Eu Robô, O Homem Bicentenário, Fndação, Como os Proprios Deuses, etc). Sou fã!

Fonte: Amor à Ciência

UI! Ele é Astrofísico!!

Nesta nova década, qualquer pessoa que acesse a internet pode comprovar o surgimento de mais uma mais nova curiosidade, o Meme! O que muitos não sabem é que grande parte dos memes tem sua origem nos locais mais improváveis. E foi o que aconteceu com o famoso "UI", mas o que ele tem a ver com astrofísica!? SIMPLESMENTE TUDO!


quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Hubble x Cancer de Mama... Como assim!?

Muitos afirmam que a Astrônomia é uma ciência que não tráz nenhum "benefício real" à sociedade em que vivemos, que milhões são gastos em telescópios somente para satisfazer de uma inútil curiosidade humana.

Eu mesmo já ouvi de muitas pessoas frases como "Pow, legal, você estuda as estrelas... mas assim... o que mais!?" Então gostaria de 1 minuto da atenção de vocês para contar uma singela e simples história.

Creio que todos aqui conhecem, ou ao menos já ouviram falar, de um telescópio espacial chamado Hubble, certo!? Para quem não conhece, Hubble pessoas, pessoas Hubble...

Fonte: http://www.spacetelescope.org/static/about/img/hubble_in_orbit1.jpg


Afinal o que são Estrelas!? - Parte I

É muito simples a resposta: "Um corpo celeste capaz de gerar luz própria", foi assim que aprendemos na escola, correto? Pois é, o grande problema acontece quando nos perguntamos: Por que elas brilham? Como elas nascem e morrem? Supernova? Hypernova? É aí que as coisas complicam... Ou será que não!?

Fonte: http://www.buzzle.com/img/articleImages/333779-5227-32.jpg