sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Posso pegar carona em cauda de Cometa? - Parte I

Este são os corpos celestes mais falados com toda a certeza. Mas grande parte das pessoas não faz ideia do que é realmente um Cometa, ou pior, têm uma ideia completamente equivocada deles. Assim, você encontrará nesta série de posts, detalhes fascinantes do que são, como se originam e como morrem estes corpos, que com certeza é um dos mais misteriosos de todo o universo conhecido.

Cometa Hale Bopp, 1997
Fonte
A primeira impressão que temos quando vemos uma foto de um cometa é velocidade, afinal ele é o único corpo que possui um rastro branco que mais parece a Enterprise (NERD ALERT) a toda velocidade, correto? Em partes sim, o cometa é um objeto que possui uma enorme variação de velocidade, por conta de sua órbita extremamente excêntrica  por exemplo, os planetas do sistema solar, assim como cometas, giram em torno do Sol em uma órbita elíptica (forma de elipse), porém o que diferencia tanto os Cometas é que enquanto os Planetas não variam muito sua distancia em relação ao Sol, que é um dos dois focos da elipse, os Cometas variam absurdamente! Chegando até a quase sair do sistema solar, em sua distancia máxima, e quase chocar-se com o Sol, na distancia mínima.

Veja em vermelho como a Órbita do Cometa Halley é muito mais ovalada
Fonte
O fato de ir tão distante do Sol, faz com que o cometas sejam feitos basicamente de gelo e poeira. Assim quando eles começam a se aproximar da nossa estrela, produzem sua famosa e bela cauda, cientificamente chamada de coma, que é nada mais nada menos do que a pressão da radiação solar, ou ventos solares, empurrando as partículas que compõem sem núcleo. 
Outro fato que muitos desconhecemm é que o cometa não tem só uma, mas duas caudas, uma azulada e reta que é feita de gelo sublimado (gás ionizado ou cauda de íons), e outra amarelada e mais curva, que é feita da poeira que esta sendo liberada no sublimamento do gelo ( na primeira foto do post dá para notar bem a diferença entre as duas). Ou seja, aquela ideia de que a cauda do cometa está sempre atrás dele, é errônea  ela não segue o seu movimento nem sua velocidade, como muitos imaginam, e sim a direção do vento solar, assim, quando se aproxima do sol, realmente a cauda fica na parte "traseira", mas após completar seu periélio, momento em que um corpo se aproxima ao máximo do sol em sua órbita, contornando a estrela, a coma passa a se posicionar na "frente" dele, observe na figura abaixo.

A cauda do cometa mudando de sentido conforme contorna o Sol
Fonte
Bom pessoal, próxima sexta continuarei a falar mais destes pequenos notáveis, se você gostou compartilhe e comente este post, caso contrario deixe suas críticas no comentário que farei um especialmente do jeito que você quiser! Ou será que não?!

Céus Limpos!

2 comentários:

  1. Cara, seu blog tá muito bom! Entro aqui todo dia pra ver os novos posts. Gostei especialmente da maneira descontraída e bem humorada com que você escreve os textos. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Thiagão! Pessoas como vc, que demonstram seu apoio pelo blog, é o que me motiva para estar postando mais e mais a cada dia! Curta minha pagina do facebook que você encontrará 2 a 5 novos posts diários! Grande Abraço!

      Excluir