quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Hubble x Cancer de Mama... Como assim!?

Muitos afirmam que a Astrônomia é uma ciência que não tráz nenhum "benefício real" à sociedade em que vivemos, que milhões são gastos em telescópios somente para satisfazer de uma inútil curiosidade humana.

Eu mesmo já ouvi de muitas pessoas frases como "Pow, legal, você estuda as estrelas... mas assim... o que mais!?" Então gostaria de 1 minuto da atenção de vocês para contar uma singela e simples história.

Creio que todos aqui conhecem, ou ao menos já ouviram falar, de um telescópio espacial chamado Hubble, certo!? Para quem não conhece, Hubble pessoas, pessoas Hubble...

Fonte: http://www.spacetelescope.org/static/about/img/hubble_in_orbit1.jpg




Quando o Hubble foi lançado no dia 24 de abril de 1990, toda a comunidade científica estava ansiosa pelas primeiras imagens feitas do espaço. Até então o grande terror dos astrônomos era a nossa atmosfera, que ao mesmo tempo que nos ajuda protegendo de radiações e asteroides, e até mesmo sendo o ar que respiramos, ela é uma vilã para a astrofotografia, pois observar o céu com seus distúrbios atmosféricos, sempre nos deu uma bela dor de cabeça (muitos astrônomos comparam observar os cosmos através da atmosfera, com uma pessoa olhando para fora da piscina enquanto está submerso), enquanto no vácuo, seria tudo "liso" um verdadeiro sonho. Assim, quando apontaram o gigante de 13 metros de comprimento para realizar suas primeiras imagens,veio a decepção , as imagens que obtiveram foram todas borradas, era quase impossível identificar algo, confira com seus próprios olhos abaixo.


Antes                                          Depois

Fonte: http://whillyard.com/science-pages/upload-images/m100-after-hubble-fixed.jpg


A equipe da NASA, depois de chorar feito criança, conseguiu descobrir qual era o problema que havia ocorrido, o milionário espelho do telescópio estava com uma grave aberração esférica que danificava e muito a qualidade visual das imagens. Assim após muito estudo os físicos e engenheiros começaram a fabricar outro espelho e programou que substituiria o defeituoso somente 1993, enquanto isso, a equipe de astrônomos responsável pelo Telescópio ficou parada? Tirou férias de 3 anos? NÃO! Ela Iniciou um projeto de um software de tratamento de imagem que ajudaria a diminuir os borrões gerados pela aberração. 

Os astronautas Musgrave e Hoffman na historica reposição de espelho no espaço.

Fonte: http://img.izismile.com/img/img2/20090518/nasa_01.jpg
Anos mais tarde, 1996, depois do espelho ser substituído e os problemas corrigidos, os engenheiros e físicos que trabalharam no software perceberam que poderia utiliza-lo para outras finalidades, e a escolhida foi para a identificação de calcificações que são fortes candidatos a câncer de mama,  este software diagnosticaria a doença muito mais cedo, e como todos sabemos, quanto antes iniciar o tratamento de CA, mais chance o paciente tem de sobreviver! Este software serviu de base nos que são utilizados até hoje, e assim ele auxiliou médicos a salvar a vida de muitas e muitas mulheres em todo o mundo.


Concluindo, a ciência, em qualquer área do conhecimento, sempre será a verdadeira base de uma sociedade. A cada vez que enxergamos mais distante no espaço, percebemos o quão pequenos e raros somos, e não podemos deixar de fazer o que sabemos fazer de melhor: DESCOBRIR, CONHECER, INOVAR E CRIAR! Eu creio que foi para isso que nascemos!

M51 ou Galaxia do Redemoinho, fotografada pelo Hubble

Fonte: www.nasa.gov


Bons Céus!

4 comentários:

  1. Excelente texto, passou a informação sem dar um nó na cabeça do leitor leigo ao assunto (meu caso).

    ResponderExcluir
  2. Rosana Orge Pimenta Machado24 de janeiro de 2013 às 00:16

    Adorei a publicação!!! Conteúdo interessante para todo tipo de público, escrito com bom humor e muita informação! Diversão e instrução!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto, muito explicativo! :D

    ResponderExcluir