quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Afinal o que são Estrelas!? - Parte I

É muito simples a resposta: "Um corpo celeste capaz de gerar luz própria", foi assim que aprendemos na escola, correto? Pois é, o grande problema acontece quando nos perguntamos: Por que elas brilham? Como elas nascem e morrem? Supernova? Hypernova? É aí que as coisas complicam... Ou será que não!?

Fonte: http://www.buzzle.com/img/articleImages/333779-5227-32.jpg


Tudo bem, de antemão admito que a resposta que aprendemos com a "Tia" da segunda série é muito mais simples e fácil, contudo a simplicidade é tanta que ela chega a ficar vaga, e acaba dizendo quase nada, parece até mágica. Mas fique tranquilo, que é tudo mais simples do que você imaginava, eu prometo que não vai doer!
Tudo começa com duas das coisas que há em maior abundancia no nosso até então infinito universo, poeira cósmica e gás, que com o tempo começam a se aglomerar devido à atração gravitacional que os envolve, formando gigantescas nebulosas. Então, no escuro interior destas nuvens, estas começam a ficar mais densas, e quanto mais matéria é agregada maior a atuação da gravidade, e quanto maior a gravidade, maior vai ser a velocidade e a energia liberada nos choques daquelas partículas, aumentando consequentemente a temperatura da nuvem, principalmente no seu centro gravitacional. Então a nuvem de partículas começa a tomar a forma esférica (no vácuo a matéria líquida ou gasosa densa TENDE a se organizar na forma esférica, pois esta é a distribuição de menor energia, mas isso já é assunto de outro post, confira vídeo logo abaixo), e assim surge um embrião de estrela, mais conhecido como Proto-estrela.

Nebulosa da Águia, um dos maiores berçários de estrelas de nossa Galaxia.
Fonte: http://discoverybrasil.uol.com.br/dni-media/photogallery-tool/mu-7/media-23426-79520.jpg





[Continua]


Céus Limpos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário