quarta-feira, 3 de abril de 2013

#Meteoros - De onde veio o meteoroide da Russia!?

Retornando as atividades, e mesmo depois de meses que um meteoro caiu sobre a Rússia, percebi que muitas pessoas ainda estão se enrolando com o que aconteceu realmente lá. A mídia Brasileira fala mita besteira que acaba confundindo a cabeça das pessoas. Sendo assim resolvi criar um post bem curtinho explicando como acontece esses eventos, de forma bem simples para a compreensão de qualquer um!



"Começando pelo começo", Meteoroides são corpos de metal ou rocha remanescentes da origem do sistema solar, como sobras, e desde então orbitam o Sol. Inclusive, entre os planetas Marte e Júpiter, tem uma grande concentração desses corpos, o Cinturão de Asteroides, e há uma possibilidade muito grande que o Meteoro que caiu na Russia tenha vindo de lá. Então, quando algum asteróide se choca com o outro, ou algum outro objeto perturba sua orbita, este sai de seu "repouso" no cinturão, muitas vezes vindo em nossa direção, como neste ultimo caso. Porém, é válido alertar que o meteorito não caiu na cabeça de ninguém, na realidade o meteoro explodiu bem antes de seus resíduos atingirem o solo, isto se deve a sua grande velocidade em atrito com a nossa atmosfera.





Segundo pesquisadores do observatório nacional, nós somente identificamos aproximadamente 1 milhão de asteroides, porém como são corpos que refletem a luz do Sol, as propriedades de sua superfície, como relevo e composição química, interferem diretamente em seu poder de reflexão, fazendo com que possivelmente haja uma média de 10 milhões de corpos ainda não identificados somente no nosso sistema solar. Logo,  eventos como o da Rússia que foi causado por um corpo relativamente pequeno, 2 metros de diâmetro, são praticamente imprevisíveis, pois a dificuldade de identificar um corpo pequeno em direção a terra é enorme, podendo se chocar conosco a qualquer momento. Na realidade eventos como este acontecem sempre, provavelmente todos os anos, porém como a terra é um planeta que a maior parte de sua superfície é água ou regiões não habitadas, não vemos estes fenômenos.

Em breve farei uma série de posts explicando melhor o que são meteoros, bólidos e meteoritos. Fiquem ligados! 

Céus Limpos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário