sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

#Nosso Sol - Ejeção da semana!

O Sol, como toda estrela, é uma verdadeira bomba nuclear ambulante, seu processo de geração de energia é um tanto quanto cataclísmico e violento, disso os pesquisadores sabem bem. Porém,  algumas vezes, nossa estrela nos surpreende com seu poder, como desta vez. Confira!

Imagem em alta resolução mostrando o exato momento da maior ejeção da série. Fonte

Quase que diariamente acontecem erupções que lançam milhares de toneladas de material e gás, a uma temperatura que supera 50.000 ° Celsius. As CME (Ejeções de Massa Coronal), como são chamadas, é uma atividade comum a toda estrela da idade e tamanho semelhante ao do nosso sol. Assim, essa semana a sonda espacial SOHO, flagrou o momento exato de 3 erupções. confira abaixo o vídeo do evento.


O evento foi acelerado no vídeo acima, e o circulo preto no centro é na realidade um eclipse artificial que o telescópio da sonda cria para o intenso brilho do sol não atrapalhar a captura das tênues nuvens que resultam das ejeções. Já o pequeno sol dentro do circulo é só uma montagem para termos noção do tamanho do evento. Para ajuda você a ter dimensão do tamanho de nossa estrela, abaixo tem uma montagem que coloca o sol ao lado da terra, pasmem!.

Ilustração que compara o tamanho da Sol e dos planetas do sistema Solar. A terra está apontada com a pequena seta vermelha. Fonte

Céus Limpos a todos!!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário